OLX Ou Mercado Livre: Descubra Qual O Site Mais Confiável

Quando pensamos em desapegar de coisas que não usamos mais logo nos vem à mente a grande pergunta: Devo anunciar meus produtos na OLX ou Mercado Livre? E muitos ficam sem resposta pois as duas plataformas tem funcionalidades bastante atraentes.

Depois de deixar tudo o que queremos vender ou desapegar separado em um canto, é hora de escolher entre olx ou mercado livre para anunciar. Mas qual é a melhor plataforma? Quem irá vencer a batalha? Olx ou Mercado Livre?

Saber qual plataforma é melhor ou qual é a pior é muito relativo e depende muito do tipo de anúncio e produto que se deseja vender. Neste artigo vou tentar dar uma visão mais clara do que é mais vantajoso para seu tipo de venda e o que você deve evitar em cada plataforma.

Antes disso quero compartilhar uma história. Eu ja trabalhei com as duas plataformas. No início trabalhava no Mercado Livre fazendo Dropshipping e vendi muito, milhares de reais. Eis que um dia, o Mercado Livre arbitrariamente cancelou minha conta. Eu não poderia mais fazer negócios na plataforma nunca mais.

Acionei o suporte e nunca obtive uma reposta. Nunca, em 4 anos tentando reativar minha conta, tive uma só resposta do Mercado Livre ou uma justificativa do porque minha conta tinha sido cancelada.

Parti então para a OLX, que não era tão robusta quanto o Mercado Livre mas atendia minhas necessidades da época. Mas tive problemas com segurança pois, as transações tinham que ser feitas fora da plataforma e isso me deixava com uma margem enorme de levar um calote.

Veja também 21 Idéias De Pequenos Negócios Lucrativos Com Pouco Investimento

O resultado? Parei de vender pelas plataformas pois nenhuma me inspirava confiança. Hoje empreendo na área de doces e maçãs gourmet.

Veja mais em Maçãs Gourmet: Aprenda a Fazer E Vender Esta Novidade

OLX ou Mercado Livre

Mercado Livre

Data e Local de Fundação: 2 de Agosto de 1999 na Argentina

Usuários no mundo: ~100 milhões

Presença Mundial: 14 países

Site: www.mercadolivre.com.br

O mais antigo e o maior entre os sites de vendas é o Mercado Livre. Com aproximadamente 100 milhões de usuários, a plataforma está presente em mais de 14 países e é operada por 1.800 funcionários.

Marcos Galperin, co-fundador e CEO do Mercado Livre, escreveu o plano de negócios da empresa quando estava terminando seu MBA em Stanford e logo começou a recrutar profissionais para colocar o plano em prática.

A plataforma permite que pessoas físicas e jurídicas tenham um sistema completo de comércio eletrônico para comprar, vender, anunciar, pagar e enviar produtos usando a internet. Conta com o gateway de pagamento Mercado Pago para mediar a relação entre compradores e vendedores.

O Mercado Pago

A relação entre compradores e vendedores que utilizam o MercadoPago acontecem da seguinte forma:

  1. O comprador manifesta a intenção de compra de um produto ou serviço e define o pagamento para o MercadoPago.
  2. O sistema comunica o vendedor que o pagamento foi processado e somente então o produto é enviado.
  3. O comprador por sua vez confere se recebeu exatamente o que pediu e estando tudo de acordo, libera o pagamento ao vendedor.
  4. O MercadoPago envia o pagamento ao vendedor, sempre no valor total (preço à vista).

Cuidados A Tomar No Mercado Livre

Embora o site seja robusto e o Mercado Pago de confiança, alguns cuidados devem ser tomados tanto por vendedores quanto por compradores. O mercado livre tem inúmeros processos judiciais e denúncias de fraude.

Veja algumas estatísticas dos últimos 12 meses sobre reclamações do Mercado Livre no site ReclameAqui

ReclameAqui_Estatísticas_Mercado_Livre

A maioria das reclamações são pela pobreza no atendimento ao consumidor. O Mercado Livre não tem o hábito de atender seus usuários quando tem algum problema a resolver, o que desabona e muito a plataforma.

Segundo o site Wikipedia, “Como toda empresa que lida diretamente com dinheiro, o MercadoLivre é constantemente alvo de fraudes oriundas de hackers e pessoas mal intencionadas, contudo, diferentemente de bancos e outras instituições, o MercadoLivre não se responsabiliza por quaisquer danos causados aos seus clientes.

Oras, não se responsabilizar por danos causados aos clientes é grave, já que a plataforma oferece os meios para que aconteça a relação entre compradores e vendedores. Isto claro não é o suficiente para que você escolha entre olx ou mercado livre, mas é um índice que chama a atenção quando estiverem em jogo transações de grande valor.

Taxas e Comissões do Mercado Livre

A plataforma é monetizada através de anúncios pagos, taxas e comissões sobre as vendas dos anunciantes. Dependendo do tipo do anúncio, uma tarifa é aplicada. Veja a tabela abaixo:

Tarifas Mercado Livre

Tarifas Mercado Livre

O Mercado Livre ainda conta com outras tarifas para imóveis e veículos e também dá descontos para vendedores conforme abaixo:

  • MercadoLíderes Platinum: 15% sobre a comissão de venda
  • MercadoLíderes Gold: 10% sobre a comissão de venda
  • MercadoLíderes: 5% sobre a comissão de venda

Você pode consultar mais sobre tarifas e comissões do Mercado Livre clicando neste link.

Reputação Dos Vendedores

Outro índice que devemos ter cuidado ao efetuar uma compra no Mercado Livre é a reputação do vendedor. Eu por exemplo compro somente com vendedores platinum, pois tive péssimas experiências com vendedores com pouca ou nenhuma reputação. Preste atenção principalmente nas qualificações negativas, pois elas servem de alerta para avaliarmos se a venda pode ou não ser fraudulenta.

Vendedor Platinum Mercado Livre

Mercado Livre – Reputação de Vendedor

Reputação Como Comprador

Assim como os vendedores, os compradores são avaliados e classificados. Um dos maiores erros que um vendedor inexperiente pode cometer no Mercado Livre é clicar no botão Comprar sem realmente efetuar a compra. O Mercado Livre vai cobrar do vendedor a taxa de mediação pela venda seja ela concluída ou não.

Mercado Livre Qualificação Comprador

Mercado Livre – Qualificação Comprador

Avaliação Geral Do Mercado Livre

O Mercado Livre é uma plataforma robusta, com alguns pontos negativos e muitos positivos. Nela giram milhões de reais em negócios todos os dias. Se você tem uma loja, quer ganhar dinheiro vendendo artesanato, vende serviços ou produtos únicos e difíceis de serem encontrados eu recomendo fortemente o Mercado Livre. As ferramentas disponibilizadas para vendedores e compradores são muito boas, com facilidades nos pagamentos e uma certa segurança pois você só libera o pagamento depois de receber o produto.

OLX ou Mercado Livre

OLX

Data e Local de Fundação: Março de 2006 na Argentina

Usuários no mundo: ~20 milhões

Presença Mundial: 118 países

Site: www.olx.com.br

Continuando com o review para ajuda-lo na escolha entre olx ou mercado livre, apresento a OLX. A OLX atua em 118 países, com 20 escritórios no mundo e um total de 1.200 funcionários. Foi fundada na Argentina em 2006 pelos empresários Fabrice Grinda (que é um dos empreendedores com maior visão de negócios que já vi) e Alejandro Oxenford. Hoje o grupo sul-africano Naspers controla 95% da empresa.

No Brasil juntou-se ao site de classificados Bom Negócio e assumiu o controle como OLX. Sem dúvidas é o maior site de classificados do mundo. O último lançamento do grupo foi o aplicativo Skina, também de classificados.

OLX Direto

Assim como o concorrente, a OLX tem o seu gateway de pagamentos. O OLX Direto é um serviço em que compradores e vendedores possam efetuar e receber pagamentos pelo site. Todas as transações feitas dentro do OLX Direto são gratuitas e seguras pois tem a parceria da Traycheckout que é uma provedora de soluções de pagamento online.

OLX Direto

Cuidados A Tomar Na OLX

Sempre devemos ter cuidado, seja na OLX ou Mercado Livre.  Mas como a OLX é uma plataforma mais popular, os cuidados devem ser redobrados. Geralmente as vendas e compras são feitas por pessoas da mesma cidade ou bairro. Isto deve ser um motivo de preocupação pois você nunca sabe quem vai receber você para uma compra ou venda. Já houveram vários casos de bandidos que se passam por vendedores para assaltar compradores pois sabem que estes estão carregando dinheiro.

Agora se você me perguntar se é seguro comprar na OLX, eu diria que depende muito de você mesmo. Dos cuidados que tomar ao comprar ou vender.

Uma dica importante para quem está comprando é  pagar sempre que possível pelo OLX Direto ou se for encontrar com o vendedor, que o faça em lugar público e com grande circulação de pessoas.

Lembre-se de que se for encontra algum vendedor, que seja em lugar público, bem iluminado e com grande circulação de pessoas. O Seguro morreu de velho!

 

Veja algumas estatísticas de reclamações de usuários da OLX Classificados no site ReclameAqui

Reclamações da OLX no ReclameAqui

Reclamações da OLX no ReclameAqui

As reclamações sobre a OLX Classificados são das mais variadas possíveis, mas a grande maioria é devido a falta de cuidados dos próprios usuários com relação a mercadorias não entregues e fraudulentas. Note que a OLX responde 99,9% das reclamações de seus usuários, o que é um excelente índice se comparado aos 0% do Mercado Livre. Mostra o quanto a empresa está comprometida com a satisfação de seus usuários.

Taxas E Tarifas Da OLX

Todo o serviço de anúncios na OLX é gratuito, com algumas restrições quando se trata da categoria veículos e imóveis. Você só vai pagar algo se quiser posicionar seu anúncio no topo das listas, onde pode escolher entre os vários pacotes disponíveis e pagar. O valor do anúncio varia de acordo com o valor de venda do produto. A única taxa cobrada é quando for usado o OLX Direto, que cobra do vendedor 5% do valor da transação para fins de administração.

Reputação de Vendedores e Compradores

A OLX não trabalha com o sistema de reputação de vendedores e compradores, mas isto não deve impedir de você escolher entre OLX ou mercado livre. A OLX tem um ar mais popular e é mais dedicada ao desapego de itens que não usamos mais. Por isso não faz sentido qualificar compradores ou vendedores, pois tendem a ser esporádicos.

Alguns vendedores usam uma lista enorme de palavras-chave inseridas no corpo de seus anúncios para aumentar as chances de aparecerem nas buscas. Eu particularmente não compro destes vendedores e incentivo as pessoas a fazerem o mesmo. Estes vendedores acabam com a plataforma pois se eu estou buscando por “máquina de lavar usada” não me interessa que apareça anúncio de carros e perfumes importados.

Por isso, se você algum dia for vender na OLX, use o corpo do anúncio para informar somente o que for relevante ao produto que está vendendo. Não faça SPAM nem tente dar o “jeitinho brasileiro” de burlar a busca da OLX. Além de antiético demonstra desespero e despreparo.

Como vendedor, nunca faça SPAM ou tente fraudar o sistema de busca da OLX inserindo palavras-chave fora do contexto de seu anúncio. Isto demonstra despreparo e desespero. Como comprador, evite comprar de quem usa esta prática.

 

Avaliação Geral Da OLX

Tendo em vista o público e os produtos anunciados na OLX, podemos entender como um “mercado das pulgas” gigantesco, onde você pode encontrar de tudo mesmo. O que desabona a plataforma é a sensação de falta de segurança, pois é muito fácil se passar por um vendedor e agira com má fé. A facilidade de anunciar, de negociar e comprar são um grande diferencial da OLX fazendo com que seja a preferida para quem quer vender rápido.

Veja também 32 Super Idéias Para Ganhar Dinheiro Extra e Mudar Sua Vida

Conclusão: OLX ou Mercado Livre?

Veja o infográfico abaixo para uma rápida comparação que ajude na escolha entre OLX ou Mercado Livre.

Infografico OLX ou Mercado Livre

Na batalha entre OLX ou Mercado Livre, acredito que possamos dizer que a OLX vence. Alguns pontos que contam bastante a favor da OLX são o atendimento ao usuário, facilidade e rapidez em anunciar, facilidade de comunicação entre compradores e vendedores, aplicativo móvel simples e rápido de usar. Os pontos que desabonam são a sensação de falta de segurança  e a quantidade de SPAM que vendedores fazem. O Mercado Livre, como já disse anteriormente também é para desapegos, mas acabou focando mais em pequenos lojistas que viram no Mercado Livre uma oportunidade de ter um e-commerce legalizado e de baixo custo operacional. A segurança é maior tanto para quem compra quanto para quem vende, mas ainda assim devemos tomar cuidado.

Na escolha entre OLX ou Mercado Livre, eu decido pela OLX devido à agilidade e facilidade de uso paa pequenas vendas mas, dependendo da robustez do seu negócio, use o Mercado Livre.

Como Ganhar Muito Dinheiro No Mercado Livre

Com mais de 7 Mil Alunos, o Projeto Importador Profissional é o curso mais avançado da área de Importação.

O curso foi criado por Erick Oliveira que já gerou um faturamento de mais de R$500.000 apenas trabalhando com Importação pela internet.

OLX ou Mercado Livre: Projeto Importador Profissional

O curso é composto por 40 Horas em videoaulas divididas em 12 módulos. Tem também um Módulo Bônus com muito material atualizado e de excelente qualidade.

Você teve alguma experiência com a OLX ou Mercado Livre que queira dividir conosco seja ela boa ou ruim? Conte-nos como foi nos comentários.

 

  • paulo

    pra quem é vendedor serio e paga suas mercadorias a vista , em dinheiro, pra poder obter algum descontinho com o fornecedor, precisa da credibilidade do site pra receber o dinheiro da venda.
    21 dias já é um tempo enorme, mas é regra do site, tudo bem, nem discuto isso, mas fica bloqueando o dinheiro do vendedor, mesmo o comprador positivando e nesses 21 dias sem fazer nenhuma reclamação é ridiculo.
    se voce quer evoluir como vendedor, nunca user mercado livre.

    na olx eu venho ganhando dinheiro, claro, vendas locais, o comprador e eu nos encontramos, testamos e pego o dinheiro, o que me permite comprar mais mercadorias… so assim da pra ganhar dinnheiro

    • Você está certíssimo Paulo. Tive muitos problemas com o mercado livre. Tanto que abandonei as vendas online.

      Mas tenho que concordar que OLX ainda é mais vantajoso. O que me preocupa ainda é a segurança tanto de transação quanto pessoal.

      Você deve analisar este aspecto também.

  • Marcelo

    Fiz um anúncio gratuito e na página do anúncio aparece Meios de pagamento Formas de pagamento oferecidas pelo vendedor: Mercado pago. Pelo que eu sei a palavra Meios de Pagamento e Formas de Pagamento estão no plural e eu não vejo a outra opção de pagamento , que seria no caso o meu combinar com o vendedor. Isto está certo ou é um erro de edição ? Na minha modesta opinião errado. Outra coisa errada é quando o anúncio é pago e um fake ou um comprador mal intencionado clica em comprar em seu anúncio e vc é que tem que provar para o mercado livre que um fake ou alguém mal intencionado comprou não vai pagar e vc realmente não vendeu , mesmo assim gera comissão ao mercado livre. Não adianta vc ter uma excelente reputação no mercado livre se todos os anúncios gratuitos e pagos são direcionados em primeiro lugar ao mercado pago enfim as vendas do mercado livre tendo boa reputação ou não , respira mercado pago. Sem opção de combinar com o vendedor. Prefiro 1000x vender e comprar no olx

    • Olá Marcelo. Tem razão. O Mercado Livre infelizmente ganha dinheiro com base em regras ridículas como ter que pagar comissão mesmo se a compra não concretizar.

      Isso gera prejuízo ao vendedor sério e com boa reputação.

  • Eu Aconselho o meu site, que é uma rede social de compra e venda, os dois tem grande volume de usuários graças a propaganda que fazem $$$ porém não estão nem perto de serem boas opções para o usuário. quem vende sabe. aliás atualmente o OLX tem spam que não acaba mais no chat.

    • Olá,

      Interessante seu site mas sinceramente não consegui navegar por ele. Me parece que ainda não está pronto.

      Sucesso e um abraço

      Alexandre