Impressora Térmica ou Matricial: Qual é a Melhor Escolha Para o Seu Negócio?

As impressoras não fiscais (também conhecidas como impressoras de cupom) são uma forma rápida e econômica de empresas emitirem aquelas notas sem caráter fiscal, mas que têm valor para seus clientes/colaboradores. Entre elas podem estar cupons/tickets de serviço e até mesmo orientações internas, como ordens de serviço e pedidos, entre outros.

Mas embora a importância dessas máquinas seja praticamente uma certeza inegável para quem administra um negócio, escolher qual modelo adquirir, por outro lado, pode ser uma grande fonte de dúvidas – afinal, qual a melhor, impressora matricial ou térmica?

Para lhe ajudar nessa decisão, separamos algumas informações sobre as duas principais variações desse equipamento e também algumas dicas que ajudam a definir qual a sua necessidade.

Impressora matricial

QUAL IMPRESSORA ESCOLHER PARA O SEU NEGÓCIO

Fonte: Automatech

Esse modelo é um dos mais antigos e opera com uma tecnologia há muito utilizada em impressoras. A cabeça de impressão conta com pequenas agulhas mecânicas que, através de um processo eletromagnético, efetuam a impressão conforme empurram a fita de tinta contra o papel. Dessa forma, ao invés dos caracteres serem formados de uma só vez, eles são feitos de pequenos pontos.

Uma das vantagens dessa maneira de impressão é que sua forma de funcionamento e os materiais utilizados nela (fitas com tinta e papel) são mais baratos, o que, por sua vez, torna o preço da própria máquina mais acessível. No entanto, o lado ruim fica por conta da sua vida útil mais reduzida (em comparação com outros modelos), tamanho mais avantajado, velocidade de impressão menor e também pelos ruídos que a impressora produz quando está trabalhando.

Ou seja, é um modelo que, embora tenha um preço mais barato e seja bastante atraente especialmente para quem não pode investir muito nesse tipo de equipamento, pode não ser o suficiente para empresas que necessitam de uma grande demanda de impressão não fiscal.

Impressora térmica

IMPRESSORA TÉRMICA OU MATRICIAL

Fonte: Automatech

Já a impressora térmica pode ser considerada moderna, pois utiliza uma tecnologia mais recente em seu funcionamento: através de uma cabeça térmica, o equipamento aquece seletivamente um papel também térmico específico para essa utilização e, assim, forma as imagens.

Já que não possui partes móveis para realizar a impressão, esse modelo é muito mais silencioso, rápido e eficiente – por exemplo, não há o risco da tinta acabar no meio do processo ou do papel atolar. Além disso, sua vida útil costuma ser maior, bem como o número de impressões que pode realizar (desde que tanto sua cabeça quanto o papel térmicos estejam em boas condições).

O principal ponto negativo da impressora térmica fica por conta do seu preço, maior em comparação a outros tipos desse equipamento, e também pela necessidade de papel especial que necessita. Porém, para quem possui um grande volume de impressão e necessita de velocidade, optar por esse modelo pode compensar no custo-benefício, trazendo mais eficiência para o dia a dia da empresa.

Como escolher entre as duas

Como você já pode perceber, cada um desses tipos de impressora não fiscal conta com características bem particulares e, mais do que isso, diferentes entre si. Portanto, é claro que a preferência por uma ou outra também se encaixa melhor em contextos distintos, e isso vai depender bastante das necessidades da sua empresa.

O modelo matricial é mais indicado para aqueles negócios que não precisam de um fluxo tão intenso de impressão nem de uma velocidade muito grande. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o ruído que esse tipo de impressora produz – caso sua empresa tenha um perfil que necessita de um ambiente silencioso (como uma biblioteca, por exemplo), ela talvez acabe afetando a qualidade da experiência do seu consumidor.

Por outro lado, se sua empresa demanda um volume de impressão grande e com alta velocidade e tem a emissão de notas não fiscais com um aspecto muito importante (o suficiente para justificar um investimento maior nesse equipamento), o modelo térmico é, geralmente, a melhor solução. Aqui também é importante levar em conta a aquisição do papel especial para esse tipo de impressora.

Com essas dicas e informações, você já tem ótimas formas de descobrir qual a impressora é a melhor para tornar o seu negócio mais eficiente, ágil e moderno. Agora é só analisar a logística da sua empresa e tomar a decisão correta, sem medo de errar!