20 Dicas Incríveis De Economia Para Sair Do Vermelho

20 Dicas Incríveis Para Economizar E Sair Do Vermelho

Você faz parte daquele grupo de Brasileiros que deseja ou precisa fazer economia para sair do vermelho? Se sim, bem vindo ao clube. A maioria de nós busca uma vida melhor e por vezes, perdemos o controle sobre nossas contas ou temos algumas pedras no caminho (desemprego, inflação, crise econômica… afinal estamos no Brasil certo?) e acabamos por entrar no vermelho e precisamos, mais do que nunca, aprender como economizar dinheiro.

Temos um padrão de vida que estamos acostumados e quando aquela pedra cai em nosso caminho, temos duas opções: esperar que caia dinheiro do céu ou arregaçar as mangas e começar a fazer economia para sair do vermelho.

Podemos dizer que por um período de tempo você vai ser um minimalista. (quem sabe você não se acostuma?)

20 Dicas Incríveis De Economia Para Sair Do Vermelho

1. Reduza ou Elimine Sua TV a Cabo

Você não precisa de combos caríssimos de tv a cabo, assinaturas PPV e filmes. Pense que somente com a programação local, você tem uma fonte de informação e entretenimento, e o resto do tempo pode aproveitar ao lado de sua família fazendo coisas que não envolvem custos como jogos de baralho e tabuleiro. Além de economizar você vai aumentar a qualidade do tempo que passa com sua família. Eles agradecem.

2. Troque Algumas Lâmpadas da Casa por lâmpadas frias

Você pode até pensar que não, mas uma lâmpada halógena (esses spots de luz direcional) consomem muita energia. Troque ou elimine lâmpadas desnecessárias e tenha certeza de que as luzes estão apagadas em cômodos vazios. Veja aqui que você pode fazer uma economia de até 80% na conta de luz!

3. Mude Seu Plano de Celular Para Pré Pago

Mude para pré pago e estabeleça um valor mensal de créditos que você quer colocar (sugestão de 15 a 20 reais no máximo). Lembre-se que o telefone é para sua conveniência e não a dos outros. Se querem falar com você que façam a ligação. Guarde seus créditos para o que REALMENTE importa.

4. Desligue o Telefone Fixo

Se você tem uma boa cobertura de celular em sua casa, livre-se do telefone fixo. Lembre-se: o telefone é para sua conveniência e não a dos outros.

5. Faça um Bazar de Usados

Você pode até dizer que não mas eu duvido que você use TUDO o que está em seus armários. Livre-se do que não usa mais ou sabe que nunca vai usar e faça uma venda de garagem. Você vai ficar impressionado de quanto pode arrecadar. Você escolhe se quer manter aquela panela elétrica que nunca usou ou sair do vermelho. (aliás, venda tudo o que é elétrico). O que não serve para você pode ser muito útil para outra pessoa. Lembre-se que assim como você, existem outros querendo fazer economia e comprar itens mais baratos.

6. Planeje Suas Compras no Supermercado e Quitandas

Faça um tour pelo seu bairro e descubra novos lugares para comprar frutas e verduras. Você vai descobrir quitandas ou até mesmo pequenos produtores que podem vender seus produtos por um preço bem mais atrativo (e livre de agrotóxicos). No supermercado, procure saber o dia das ofertas específicas e compre somente esses itens. Os supermercados geralmente sobem o preço dos itens fora da promoção nesses dias.

7. Cancele Os Supérfulos

Cancele todas as assinaturas de jornais e revistas, manicures, pedicures, etc… Cancele tudo o que for “eu quero” e não um “eu preciso” enquanto você não sair do vermelho, a regra é fazer economia. Depois você pode voltar a ter esses itens, gradativamente e com responsabilidade.

8. Compre No Atacado

Estabeleça um valor mensal para compras em atacado como carnes ou congelados. Este valor deve ser complementar ao valor de seu supermercado.

9. Deixe O Refrigerante De Lado

Quando for comer fora, abra mão do refrigerante, cerveja e extras como sobremesas e tudo mais. Tome água. Além de saudável é mais barata.

10. Planeje Sua Rota

Quando sair de carro, planeje sua rota para economizar combustível. Agrupe todas as coisas que tem que fazer para um único dia na semana saindo uma única vez e com um plano em mente.

11. Troque Serviços

Encontre pessoas com quem você possa trocar serviços como corte de cabelos, babá, fotografias, etc..

12. Mude Os Presentes

Presenteie as pessoas com coisas feitas em casa, com biscoitos caseiros, bolos ou outras coisas que você mesmo pode fazer ao invés de optar por presentes caros. Lembre-se que seu objetivo é fazer economia para sair do vermelho.

13. Livre-se Das Festas

Sabe quando seus amigos ligam dizendo que estão indo na sua casa para um churrasco fora de hora? Pois é. Livre-se desses compromissos que farão com que você tenha gastos desnecessários. Livre-se também das baladas e do barzinho. Os amigos vão entender, caso contrário você ao menos terá a certeza de que não são amigos verdadeiros.

14. Leve Seu Almoço de Casa

Leve seu almoço pronto de casa para o trabalho. Além de comer melhor e com mais qualidade, ainda vai fazer um grande economia deixando de comer fora.

15. Fuja Das Vitrines

Sabe aquela loja de departamentos que está sempre com alguma promoção? Não vá. Evite olhar as vitrines e comprar por impulso pois você raramente vai conseguir se controlar ao ver essas promoções. Controle-se para sair do vermelho!

16. Fale Com Seus Credores

Converse com seus credores e faça com que saibam que você está tendo problemas financeiros e está trabalhando duro para conseguir honrar com seus compromissos. Geralmente eles farão uma boa proposta para quitação (recuse-se a pagar juros abusivos).

17. As Primeiras Coisas Primeiro

Ao pagar uma dívida, não pague para quem grita mais alto, mas sim ao mais importante como aluguel, financiamento, eletricidade, água. Caso contrário você vai se complicar ou até mesmo perder sua casa ou luz e água cortadas.

18. Cancele TODOS Os Cartões

Cartão de crédito, de lojas… TODOS. Cancele imediatamente para não gerar mais juros ou despesas.

19. Faça Um Budget ou Planejamento

A maneira mais fácil e segura guardar suas economias e controlar seu dinheiro é fazendo um budget. Use metodologias e aplicativos que ajudem em seu propósito de sair do vermelho.

Veja neste link o que eu falo sobre Como Economizar Dinheiro Para Fazer O Que Quiser. Já ajudei centenas de pessoas a guardar dinheiro. Quem sabe posso ajudar você?

20. Faça Doações

Se quero fazer economia para sair do vermelho você me diz para fazer doação? Você deve estar se perguntando isto justamente por ser o mais contra-intuitivo para a maioria de nós. Uma coisa que eu nunca parei de fazer – mesmo nos tempos mais difíceis – foi fazer doações. Sempre demos dinheiro para a igreja, para nossa instituição de caridade preferida e fundações nas quais acreditamos. É muito fácil dizer: “Não posso doar pois não está nos meus planos e não tenho dinheiro.

Mas… se buscamos uma vida de sucessos e coisas boas – não apenas o último modelo de iPhone ou carro – como podemos pensar em não doar? A doação nos faz pensar que vivemos por um propósito maior do que este mundo e que todos os tesouros são temporários. Nos ajuda a manter tudo em perspectiva. Então, escolha alguns ou todos os itens da lista acima para começar sua economia, mas não abandone o número 20. Posso adiantar que, pela minha própria experiência, vai mudar sua vida!

Muitos dirão:”Cortar a manicure? Jamais! Eu Preciso!” ou “Não posso deixar de lado minha cervejinha com os amigos!”. Mas confie em mim. Se você está mesmo querendo fazer economia e sair do vermelho, as únicas coisas que você precisa são um teto sobre sua cabeça, roupas no corpo e comida em sua mesa. O resto não é essencial.

QUEM-SÃO-OS-ENDIVIDADOS

Veja na história de Dan e Tracy para que você tenha inspiração para começar a fazer economia nas contas da casa. Incrível! Como Pagar 50 Mil Em Dívidas E Guardar 25 Mil Em 18 Meses

Além do mais, você vai saber de tudo o que NÃO precisa e eliminar estas coisas para sempre. Pessoalmente eu penso em fazer uma festa de aniversário e chamar alguns amigos para comemorar comigo. Mas enquanto não sair do vermelho e tiver um fundo de reserva para emergências, vou focar em usar este dinheiro para a casa e traçar um plano de vida juntamente com minha família.

Eu sinceramente espero que estas dicas sejam de alguma ajuda a você. Eu adoraria saber da sua história e de alguma dica que você tenha além das que já estão aqui. Nossos leitores também agradecem! Deixe nos comentários!