Como Fazer Forminhas Para Doces Finos Passo a Passo

Pessoas que adquiriram meu Curso de Maçãs Gourmet ou o curso Brigadeiros Lucrativos me perguntam como fazer forminhas para doces e personalizar seu produto aumentando assim o valor real e consequentemente o lucro.

Eu resolvi criar este artigo para ajudar você a aprender e quem sabe empreender com forminhas de doces.

Se as coisas derem certo com as forminhas, quem sabe não está aí uma nova oportunidade de empreender? Você pode por exemplo fazer as forminhas e vender para outras doceiras em grupos do Facebook. Conheço ao menos 20 pessoas que ficariam interessadas em comprar forminhas personalizadas para doces.

Não vamos nos aprofundar nos modelos pois com uma rápida pesquisa na internet você encontra (principalmente no Pinterest) vários moldes de forminhas para doces finos em tecido, papel e outros materiais.

Veja também Maçãs Gourmet: Aprenda a Fazer E Vender Esta Novidade

Como Fazer Forminhas Para Doces Finos

Você pode fazer forminhas para doces utilizando vários materiais como papel, tecido, acetato, EVA, etc… mas seja qual for o material que vá usar, alguns equipamentos básicos são necessários.

Você vai precisar de:

  • Tesoura
  • Cola bastão
  • Cartolina ou outro papel mais duro para fazer os moldes
  • Lápis
  • Molde redondo com 3,5cm de diâmetro (pode ser tampa de pote, uma vela, etc..)
  • Pedaços de cano de PVC (4cm e 3,2cm de diâmetro por 15 a 20cm de comprimento) *

Sem dúvida alguma a forminha que mais chama a atenção é a forminha de tecido. Mas preste atenção porque você não pode usar qualquer tecido. Como o tecido é engomado, o ideal são tecidos leves e mistos como cetim, tafetá, tricoline, organza, etc…

Esses tecidos “pegam goma” mais facilmente e são mais fáceis de trabalhar.

Você pode engomar o tecido usando goma líquida, termolina, cola branca e outras receitas mas eu acho melhor a termolina.

Como engomar tecido para fazer forminhas de doces

  • 2 colheres termolina leitosa
  • 1 colher de água
  • Trincha ou pincel largo
  • Moldes (clique aqui para baixar)
  • Você pode baixar outro molde clicando aqui.

Coloque a termolina e a água em um recipiente misturando bem até dissolver. Mergulhe uma trincha na mistura e passe sobre o tecido espalhando bem, até molhar por completo. Deixe secar e depois passe a ferro (veja a temperatura adequada ao tecido que está usando) e cubra com um pano limpo.

Veja no vídeo abaixo mais algumas dicas de como engomar o tecido para as forminhas de doces.

Antes de começar a produzir faça o teste compre apenas 20 cm do tecido e a termolina embalagem menor para ver se você vai gostar do efeito.

Vídeo: Como fazer forminhas de tecido para doces passo a passo por C E M Forminhas

Outro material bastante usado em forminhas de doces é o EVA, embora eu não goste das forminhas de EVA elas ficam lindas e dão um ar sofisticado à qualquer mesa de doces.

Mas, gosto é gosto e se você quiser saber como fazer forminhas para doces de EVA aqui vão algumas dicas.

Os materiais são praticamente os mesmo que você usa para fazer as outras forminhas mas também precisará de um frisador. Você pode comprar seu frisador em casas especializadas como a Frisadores Kriativa.

Com os frisadores você vai poder dar a forma desejada ao EVA como fazer flores que se parecem com pétalas reais e fazer lindos porta docinhos em EVA para surpreender os convidados.

Dica: Procure utilizar EVA com espessura entre 1 mm e 1,5 mm. Preste atenção também na maleabilidade do EVA. O da marca SELLER é um dos melhores do mercado.

Se você usar uma folha de EVA que não seja maleável e seja grossa demais, os frisos não ficarão bons e sua forminha ficará feia e com aspecto amador.

Temperatura de Trabalho do EVA

Algumas pessoas utilizam o ferro de passar comum ou chapinha de cabelo para trabalhar com o EVA e a temperatura pode oscilar de 200° a 500°. Utilizam também secadores de cabelo ou chapas de lanche.

Como não há prova científica de qual temperatura trabalhar o EVA, vale lembrar de algumas dicas importantes:

  1. Aguarde até que o EVA dobre levemente.
  2. Se utilizar sopradores térmicos, ferros de passar e outros equipamentos parecidos para aquecer o EVA, preste atenção para não deixar o EVA queimar e/ou criar bolhas, furos e manchas.

O que você vai precisar:

  • Pistola de cola quente;
  • Tesoura;
  • Pinça (opcional);
  • Caneta permanente prata ou bisnaga de tinta alto-relevo prata;
  • EVA com as cores de sua preferência;
  • EVA com glitter e cores combinando com as cores dos EVAs comuns que você escolheu;
  • Pedraria (opcional);
  • Molde da flor (clique aqui para baixar).

Vídeo: Hortência Candida ensina como fazer forminhas para doces em eva passo a passo.

3. Como Fazer Forminhas Para Doces Em Juta

As minhas favoritas! Elas são lindas, dão um aspecto rústico e ao mesmo tempo sofisticado. As forminhas de doces em juta são uma sensação na Europa.

Não são tão difíceis assim de fazer e ficam lindas compondo uma mesa com outros modelos de forminhas e cestas.

Lembre-se de usar uma base de plástico para que o docinho não fique em contato direto com a juta.

Vídeo: Irene Sarranheira ensina passo a passo como fazer forminhas para doces em juta

Se você gostou (e tenho certeza de quem sim) vale a pena adquirir o livro Tric Dicas – De Crafter a Empresária.

4. Como Fazer Forminhas Para Doces Em Papel

papel de seda – como fazer forminhas de papel de seda para doces finos

Vídeo: Como fazer forminhas para doces com papel crepom

Veja no vídeo abaixo um tutorial para fazer as forminhas em papel crepom. Fácil e barato!

Vídeo: Como fazer forminhas para doces em cartolina

Você pode fazer o download do molde da forminha  clicando aqui.

Veja também Como Fazer Embalagens Lucrativas Para Brigadeiro Gourmet

5. Como Fazer Forminhas Para Doces De Casamento

Veja o vídeo da Bárbara que ensina como fazer forminhas para doces de casamento passo a passo e sem mistérios. Você vai aprender a fazer as forminhas usando tela escócia, tubo de PVC e até voal!

Conclusão

Agora que você já sabe (ou tem uma boa noção) de como fazer forminhas personalizadas para doces, que tal colocar a mão na massa e começar a fazer pra valer?

Você pode até iniciar seu próprio negócio vendendo as forminhas sob encomenda para festas de casamento ou de aniversário. Existem cursos especializados na área e você certamente acha alguns com uma breve pesquisa na internet mas, sinceramente, eu acredito que com um pouco de paciência e dedicação você pode chegar lá e fazer as suas próprias forminhas.

Quer aprender a fazer as famosas maçãs gourmet? Este curso ensina todos os segredos por um preço inacreditável! Clique aqui e saiba mais.
Claro que os cursos ajudam especialmente para pegar os “macetes” que nem todos contam nos videos e tutoriais e, se você estiver realmente pensando em criar um negócio fazendo forminhas para doces estude muito e procure inovar nas formas e criar seus próprios moldes.

Se você tem mais alguma dica ou precisa de ajuda, deixe seu comentário logo abaixo e se gostou do artigo, espalhe o amor e compartilhe!